Luiz Marinho
A frase que dá título a este artigo é reprodução de manchete da Revista Isto É Dinheiro, de 5 de janeiro de 2011. Portanto, 10 anos atrás. Uma publicação que pode ser chamada de tudo, menos de petista. Uma frase que sintetiza os resultados das políticas de emprego e renda implementadas pelos 8 anos do governo do ex-Presidente Lula, do qual tive o prazer de participar como ministro do Trabalho e também da Previdência.
Políticas que reduziram à metade o número de desempregados no Brasil. Dos 11,2% de pessoas sem emprego que recebemos dos governos tucanos, chegamos nesta data a 5,7%. Índices que colocaram nosso país à frente dos Estados Unidos e da Europa. Só de vagas com carteira assinada foram criadas mais de 20 milhões de postos de trabalho nos governos Lula e Dilma. Isso sem contar que com a situação do pleno emprego as negociações eram mais favoráveis aos trabalhadores e trabalhadoras, resultando em ganhos nas negociações coletivas acima de 25% além da reposição inflacionária. Uma vitória dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros.
Realidade que foi destruída pelos governos Temer e Bolsonaro. Hoje temos mais de 14 milhões de desempregados no Brasil. Reflexo da política econômica adotada por eles. Prometiam mais emprego e chantagearam tirando direito. Foram-se os direitos, ficou o desemprego. O mesmo com a Previdência Social. Acabaram com a poupança dos trabalhadores assalariados e no lugar dela a incerteza de que um dia gozará da aposentadoria com o mínimo de qualidade de vida.
Essa é uma comparação que nós, militantes de esquerda, temos de fazer com nossa gente. Mostrar o embuste, o verdadeiro assalto que eles praticam todos os dias contra os direitos de trabalhadores e trabalhadoras e contra sua vida. Temos de mostrar para as pessoas que as políticas adotadas pelos governos Lula, de apostar no desenvolvimento da economia interna estimulando a competitividade de setores e, também, distribuindo renda que contribui para a melhoria real da vida das pessoas e coloca mais dinheiro fazendo a roda da economia girar – medidas onde a população ganha. Em especial quem vive de trabalho e de pequenos empreendimentos, como os microempreendedores individuais e as microempresas familiares.
Debater o emprego, comparar as experiências. Assim, com o tempo, vamos relembrar quais os governos que mais fizeram por quem mais precisa de políticas públicas. Vamos mostrar que é com emprego e não com armas que se faz um País melhor. Que é com renda e não com ódio que vamos melhorar a vida de todos.
Luiz Marinho é Presidente do PT/SP, foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e da CUT, ministro do Trabalho e da Previdência no governo Lula e prefeito de São Bernardo do Campo