As gestões tucanas de João Doria, no Governo do Estado, e de Orlando Morando, na Prefeitura de São Bernardo do Campo, já têm uma grande realização para chamar de sua. O fechamento da fábrica da Ford na nossa cidade, nada mais é do que o reflexo das incompetências para construir soluções e da política macroeconômica levada a cabo pelo presidente da República que eles trabalharam para eleger. Porque não podemos nunca nos esquecer do “BolsoDoria” e do apoio de Orlando Morando a essa dupla.
Apesar de todo marketing em viagem recente ao exterior e lives no Facebook, os tucanos nada fizeram para resolver o problema das milhares de famílias que agora sofrem com o desemprego em decorrência do fechamento da fábrica. Bateram bumbo com negociações e propostas de soluções que já haviam sido encaminhadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Mas, de concreto, nenhum movimento, nenhuma ação.
Agora, descobre-se que aquela viagem serviu mais para turismo do que para ganhos reais para São Bernardo. Turismo, aliás, é a praia dos tucanos. Afinal, nem o tal empréstimo que uma possível compradora da planta teria pedido ao BNDES era verdade. Tudo fake.
Mas os trabalhadores, por meio do seu sindicato, seguem buscando uma solução. Vale destacar o trabalho que tivemos, quando presidiamos o sindicato, a fim de evitar o fechamento dessa mesma Ford, em 1999. É assim que se age: com trabalho sério e persistente. E não com jogadas de marketing, o que é típico de Doria e Morando.