Investimentos públicos e privados

A falsa dicotomia da atuação do Estado e do setor privado como indutores do desenvolvimento em um ambiente dentro dos marcos capitalistas serve apenas aos oportunistas. Só quem ganha com a propagação desse debate são os especuladores.
A minha experiência como prefeito de São Bernardo do Campo mostrou que o investimento privado vem atrás do público. E nunca o contrário, ou mesmo, solitário. Um empreendimento imobiliário ou empresarial ocorre, na maioria das vezes, quando o poder público já levou infraestrutura urbana e outros serviços ao local. Foi isso que vi nas várias oportunidades em São Bernardo e em outras cidades do ABCD.
Os chamados liberais brasileiros – que sem qualquer exceção vivem se beneficiando de ações ou decisões públicas – adoram esbravejar contra o Estado. Contudo, não parariam em pé sem todo o apoio que recebem e sempre receberam dos governos em todas as esferas. 
Por isso, enquanto não avançamos em outro modelo de sociedade em que deixariam de existir, os ditos liberais deveriam reverenciar o Estado todos os dias. Porque, sem ele, esses personagens – que vivem de fazer cortesia com o chapéu alheio – simplesmente não existiriam.

Deixe uma resposta